terça-feira, 10 de abril de 2012

Esboçando Projetos


 
 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME

ESCOLA MUNICIPAL CAMILA DE LÉLLIS

PROFESSORA: ANA CRISTINA NOBRE RÉGIS

CURSO: PROINFO

PROJETO: DROGAS

Justificativa
Sabendo que o ser humano é inserido na sociedade através do conhecimento e da aprendizagem e, que a escola é a chave fundamental nesse processo torna-se necessário desenvolver a curiosidade e criatividade dos alunos acerca do tema abordado, sendo que a escola e a família devem trabalhar juntos para que possam sensibilizá-los e informá-los. Dessa forma deve-se desenvolver propostas pedagógicas que estimulem o pensamento, criando situações educativas e proporcionando oportunidades para interações mais significativas.

Objetivo Geral
Numa sociedade cada vez mais informatizada na qual tem grande facilidade de obter informações, torna-se necessário desenvolver projetos que leve o aluno a conscientizar-se sobre os mais variados assuntos, como por exemplo, as drogas dando um atenção maior aos adolescentes. É dessa forma que este tema deve fazer parte de aulas educativas e como tema de pesquisa, pois é desse modo que podemos orientar os adolescentes sobre os impactos causados por elas bem como a sua dependência, orientando-os sobre os seus malefícios e como podemos preveni-lás.

Objetivo Específico
  • Conhecer os diversos tipos de drogas e o risco das mesmas.
  • Levar o aluno a participar de discussões abertas sobre o assunto.
  • Divulgar o trabalho realizado pela escola no combate às drogas.
  • Mostrar ao aluno meios para que resista à pressão para usar drogas.
Conteúdo
Drogas

Metodologia
O trabalho a ser realizado deverá ter uma grande seriedade na sua execução. É importante saber que uma orientação mal interpretada pode causar danos e isso pode acarretar problemas sérios, com isso procuramos levar a informação correta, séria, e acima de tudo, esclarecedora.
Dessa forma, faremos uso de:
  • Internet: O aluno realizará pesquisas sobre o tema proposto, procurando trabalhar um dos diversos tipos de drogas, obtendo informações sobre as causas e consequências do seu uso.
  • Painel: Os discentes irão desenhar uma “careta” para as drogas. Esse painel deverá ficar exposto para toda a escola.
  • Frases: Utilizando-se da linguagem oral, os alunos deverão criar frases sobre o combate às drogas, sendo desenvolvido com o uso de data show.
  • Dia da Conscientização: Os alunos, com a ajuda da professora, deverão confeccionar planfletos com temas de alerta sobre as drogas. Os mesmos deverão visitar as outras salas de aula e fazerem a entrega dos planfletos.


Avaliação
As drogas ameaçam a vida de nossos adolescentes, causam problemas em nossas escolas e desagregam famílias. Esse problema não precisa e nem deve continuar, sabemos que o uso das drogas pode ser detido e que não é fácil de resolver essa questão. Não podemos esperar que a escola cumpra a sua tarefa sem termos a ajuda dos pais, pois o trabalho feito em conjunto é mais rico, resistente e acima de tudo apresenta resultados positivos.


Sem comentários:

Enviar um comentário